quarta-feira, 9 de abril de 2014

Amamentar: tudo de bom!


Amamentar é tudo de bom! Tudo de bom para o bebê e tudo de bom para você!

O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa. Tem água, tem carboidratos, tem lipídeos, tem proteínas, tem sais minerais, tem vitaminas e tudo na medida certa! Além de tudo isso, tem anticorpos que protegem o organismo do bebê. E mais, aumenta o vínculo entre o bebê e a mamãe.

Para a mamãe, a amamentação faz com que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente depois do parto e diminui a chance de se ter câncer de mama.

Mas nem toda mulher consegue amamentar. Algumas, porque o bebê não pega o seio de jeito nenhum, outras por terem mamilos invertidos. Porém, o post de hoje trará dicas para aquelas cujo o leite empedra e/ou aparecem rachaduras nos mamilos e/ou tem pouco leite, além de dicas para mamães que conseguem amamentar normalmente.



O segredo está na pega. A pega é o ato do bebê abocanhar o mamilo para mamar. Grande parte dos problemas de leite empedrando e mamilos rachando é por uma pega errada do bebê. O bebê deve abocanhar toda a auréola, manter o queixo encostado no seio e não pode fazer barulho (parecido com estalo de beijinhos) enquanto suga. Tem gente que diz "olha que bonitinho(a), está com tanta fome que faz até barulho", mas não é por isso que faz barulho e sim porque a pega está errada e está entrando ar pela boca do bebê, o que não deve acontecer. Se o seu bebê estiver fazendo barulho, tire o seio da boca dele e tente de novo, faça isso até ele não fazer barulho. Ah, e para tirar o seio da boca dele sem machucar o mamilo, a mamãe deve colocar o dedo mínimo no cantinho da boca do bebê para o bico do seio se soltar.

E se mesmo assim o leite empedrar? Nos primeiros dias depois do parto, o meu leite empedrava e vazava muito leite. Isso porque o nosso corpo ainda não sabe quanto de leite que o bebê vai precisar, então produz um monte, mais do que o bebê precisa, e se esse leite não sair do seio, vai empedrar. Então se o seu bebê mama mama mama e o seu seio continua cheio, tire o leite. Pode ser durante o banho, faça espuma com o sabonete no seio para as mãos deslizarem melhor e vai apertando um seio de cada vez com as duas mãos em direção ao mamilo. Talvez o leite não saia de primeira, mas logo logo vai até espirrar leite. Nunca coloque compressa úmida com água morna ou quente para aliviar a dor, pois água morna e quente fazem com que os seios produzam mais leite e vai doer mais. Para aliviar o desconforto você pode usar uma compressa com água fria. Depois de um tempo o corpo se adapta com a quantidade de leite que o bebê consome, e o leite para de empedrar.

E os mamilos que não param de doer? Desde as primeiras mamadas os meus mamilos começaram a doer, primeiro de leve, e depois foi aumentando. Não chegou a rachar, mas dava pra ver que estavam machucados. Isso na primeira semana de vida da Á. Eu hidratava os meus mamilos com o meu próprio leite, como os pediatras indicam, mas não adiantava nada. Então a minha sogra que é enfermeira perguntou para um dos médicos que trabalha no mesmo hospital que ela se existia alguma coisa que eu poderia passar para aliviar a dor, e ele indicou uma pomada própria para isso, chamada Millar. É carinha, um tubo bem pequenininho custou 40 reais em Cascavel - PR. Mas vale muito a pena, um dia usando e passou totalmente a dor, e também não precisei usar mais, comecei a amamentar sem pomada e sem dor e amamento com gosto até hoje. Essa pomada parece uma cera de abelha, não faz mal para o bebê mas deve-se tirar o excesso antes de amamentar. Eu ainda tenho o tubo quase cheio, mas não dou pras minhas amigas gravidinhas porque está chegando o inverno e eu não sei como vão ficar meus mamilos no frio, daí qualquer coisa já tenho a cura milagrosa, risos.



Para produzir mais leite. Cada mulher é diferente. Dizem que cerveja preta faz produzir mais leite, mas não funcionou comigo. O que funcionou comigo, que encheram meus peitos foram: beber bastante água ao longo do dia; beber uma caneca bem cheia de chá de manjerona antes de dormir (qualquer chá quente ajuda, mas o de manjerona é próprio pra isso), deixar a água quente cair em cima dos seios durante uns 10 minutos no banho; beber uma taça de vinho tinto (essa é pras mamães de nenéns que já dormem quase a noite inteira, daí bebe o vinho à noite quando sabe que o neném só vai acordar pra mamar dali a umas horas). Tudo isso enche bastante meus seios de leite, mas claro que eu não faço isso todo dia (exceto tomar bastante água, isso tem que fazer todo dia), só quando acho que meus peitos andam meio vazios, e só faço uma dessas coisas por vez.

Outras dicas:

- Dizem que se tomar sol nos mamilos enquanto se está grávida previne as rachaduras, mas como não testei, não sei se é verdade.

- Coloque uma poltrona bem confortável no quarto onde você vai amamentar o bebê à noite, é bem melhor amamentar sentada com um encosto confortável.

- Quando estiver segurando o bebê para amamentar, a barriguinha dele deve encostar na sua, aí você vai saber que ele está na posição correta.

- Existe um sutiã especial para amamentação, se chama sutiã de amamentação (dãh), é muito prático, ideal para quando se tem visitas ou vai sair e terá que amamentar na rua ou na frente de estranho porque é bem fácil de esconder o seio com ele. Ele é assim:


Não é muito sexy, mas tem esse modelo que é mais bonitinho:



- Não passe creme nos mamilos, somente lave com sabonete e enxague bem, e se quiser hidratá-los (mesmo sem estarem rachados) passe o próprio leite.

- Curiosidade: O gosto do leite muda de acordo com o que a mulher come.

- Nem sempre o bebê arrota depois de mamar (isso só vale para os bebês que mamam no peito), ele só arrota se entrar ar pela boca por causa da pega errada como eu já expliquei antes. Então segure ele de pézinho durante 15 minutos, se ele não arrotar, pode deitá-lo sem medo de ser feliz.

- Amamente o bebê sempre que ele quiser. Não existe uma regra "tem que ser de 3 em 3 horas", tem que ser sempre que ele quiser, não importa se ele mamou faz pouco tempo. E deixe ele mamar o quanto quiser.

- Deixe o bebê esvaziar um seio para oferecer o outro. Você não precisa dar os dois seios para o bebê a cada mamada, tem bebês que não ganham peso por causa disso, pois o leite que sai primeiro do seio é um leite mais leve, com mais água, a gordura que vai fazer o bebê ganhar peso sai depois de algum tempo que ele já está mamando naquele seio. Isso acontece cada vez que o bebê mama.

- Às vezes, amamentar pode ser tedioso para a mamãe, então mantenha um livro por perto ou um smartfone para entrar no facebook para se distrair.

Bom mamães, por hoje é isso. Gostaram das dicas? Comente contando como foi a sua experiência de amamentação e se você tiver mais alguma dica, compartilhe.

Beijos, Mamãe Gabriele.

Um comentário:

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)