quinta-feira, 3 de abril de 2014

O sono do bebê


No começo não tem jeito, o bebê vai acordar toda hora pra mamar. Isso porque o estômago dele é minúsculo, então a digestão será rápida e dali a pouco ele já vai sentir fome novamente.

Durante o sono é que o bebê mais cresce, então é importante que ele tenha um sono de qualidade.

Não precisa acordar o bebê para mamar. Algumas pessoas podem lhe dizer "o bebê deve mamar de 2 em 2 horas (ou de 3 em 3)", mas o bebê tem que mamar a hora que sentir fome. No primeiro dia a Á. mamava a cada 15 minutos! Se o bebê estiver dormindo, deixa ele dormir, quando sentir fome, ele vai acordar. Conforme o estômago dele for crescendo, ele vai dormir mais horas direto.

Para o bebê não trocar o dia pela noite, não feche as cortinas quando ele dormir de dia e faça barulho normalmente. A noite deixe o quarto escuro e tranquilo.

Crie uma rotina para a hora de dormir e faça sempre igual desde o primeiro dia, assim o bebê vai saber que chegou a hora de dormir. Por exemplo, eu sempre dava banho na minha pequeninha antes de dormir, daí ela já sabia que depois do banho era a hora de dormir.

Quando o bebê acordar no meio da noite, não fale com ele para não despertá-lo de vez, não o tire do quarto, faça ser uma mamada bem tediosa. Se precisar trocá-lo, troque-o antes de mamar.

Pode colocar música ou cantar para o bebê dormir.

Se o seu bebê dorme com bico, tire o bico da boca dele depois que ele dormir para evitar problemas na boca e ser mais fácil pra tirar o bico depois.

A partir de 1 mês, deixe a grade do berço sempre levantada. Nunca deixe nenhum objeto ou brinquedo no berço durante a noite.

Se você não deseja uma cama familiar (os filhos dormem na mesma cama que os pais), não faça o bebê dormir na sua cama.

O bebê demonstra estar com sono bocejando e coçando os olhinho e orelhinhas. Quando vir estes sinais, não espere muito para fazê-lo dormir, achando que ele vá dormir mais por estar mais cansado. Não se engane! Quanto mais sono ele tem, mais difícil de fazê-lo dormir será, e mais agitado será o sono.

Até 1 ano de idade, o bebê não precisa usar travesseiro, pois o travesseiro é feito para acomodar a cabeça preenchendo o espaço entre cabeça e pescoço, porém recém-nascidos não tem essa diferença para poderem passar pelo canal de parto. Se o bebê tem refluxo, segure ele em pézinho durante 15 minutos após mamar e depois deite ele de ladinho no berço. Eu fazia isso com a Á. e ela parou de vomitar. Se mesmo fazendo isso, o bebê ainda tiver refluxo coloque o travesseiro embaixo das costas também, não só embaixo da cabeça, o importante é que o bebê não fique corcunda e que o travesseiro não seja muito mole, tem que ser bem firme para dar uma boa sustentação para as costinhas.

E essas são as dicas que eu tenho pra vocês hoje. Conhece mais alguma? Seu filho dorme bem? Comente e conte-nos a sua experiência.

Beijos, mamãe Gabriele.

4 comentários:

  1. Nossa muito bom saber de tudo isso! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. O Enzo no começo acordava de 3 em 3 horas, com 2 meses e meio ele passou a acordar só as 04:00, depois de um tempinho, passou a acordar as 05:00, e agora acorda as 06:00, ele dorme ali pelas 19:00 e 19:30, sempre fiz o ¨ritual do soninho¨ e acostumei ele a dormir sozinho... é um anjo..muito legal suas dicas.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela participação. Nossa, como ele dorme cedo. A Á. só dorme no peito, só lá pelas 22h, acorda às 2h, depois às 6h e depois às 9h, daí à tarde mais umas 3 horas... Ela não dorme sozinha, como você faz pra ele dormir sozinho?

      Excluir
    2. Ah que fofa, ela é esperta, quer a mamãe pra dormir...rsrs..costumei o Enzo com o "cheirinho", desde que ele nasceu sempre na hora de dormir cobria os olhinhos dele com uma fraldinha, depois de um tempo se ele começava a esfregar os olhinhos e eu sabia que era soninho, ja dava a fraldinha, ele agarrava e dormia, e continua sendo assim, coloco na caminha com a fraldinha e ele agarra e dorme..acho importante lembrar que se deve trocar a fraldinha sempre, pra que o baby não se acostume com uma só, e sim qualquer uma..acho que qualquer coisa que ele possa se apegar na hora de dormir funciona.. :D Ah amei o blog, é muito bom vermos como funciona com as outras mamães...

      Excluir

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)